Perfumes - What do you know about them ?

21:32

Um dia perguntei a mim própria como seriam feitos os perfumes. Todos os dias uso, já é uma rotina banal, tão banal que tal ideia nunca me teria passado pela cabeça. Quando experimentei o meu perfume favorito pela primeira vez, reparei que ao longo do dia o seu cheiro ia-se tornando diferente, ia mudando, e tornava-se cada vez mais agradável, e toda esta história me deixou curiosa, por esse motivo, decidi ir investigar.

O que nos agrada principalmente num perfume é o seu cheiro, mas o design do seu frasco, e a maneira como é publicitado também ajuda.





























A elaboração de um perfume pode levar meses, ou até anos! 
Mas não basta termos as essências, também é preciso um profissional que saiba misturar as essências para que estas sejam agradáveis ao olfato, a este profissional chama-se Nez (palavra francesa para nariz).
Numa fragrância, nos dias de hoje, o Nez tem à sua disposição 300 essências naturais e aproximadamente 2000 sintéticas. De todas estas substâncias, num perfume normal, são misturadas em média 300.

Existem muitas essências, mas as principais estão divididas em:

Flores – como a  rosa, jasmim, gardénia, violeta

Ervas aromáticas - como tomilhoalecrim, menta …

Frutas cítricas - cascas de limãolaranja, bergamota, tangerina

Madeiras - cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalocanelabétula

Folhas patchoulivetiver

Resinas - gálbano, opoponax, mirraincenso


Como disse à pouco, ao longo do dia, o meu perfume foi mudando de fragrância. Depois descobri que os aromas foram criados de maneira a irem evoluindo ao longo do tempo. Ao processo de evolução da fragrância dá-se o nome de Notas Olfativas.



Notas de Saída 
São a primeira impressão que temos a fragrância e duram apenas alguns minutos.
Notas de Coração 
São as fragrâncias libertadas em seguida. São consideradas as mais importantes, porque são aquelas que ficam no ar quando passamos por alguém. São o 'corpo' da fragrância. 
Notas de Fundo  
Aqui é que se encontram os elementos fixadores, aqueles que irão fazer com que a fragrância permaneça na pele.


Também podem ter reparado que nas embalagens dos perfumes, ou até nos anúncios publicitários destes se fala em ''eau de parfum'' ou em ''eau de toilette'', mas qual o seu significado?

 


Estes termos referem-se à concentração do perfume:

Parfum - É a forma de perfume mais pura comercializada. O produto contém em média 15 a 20% da essência, e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito raros, devido ao alto preço.

Eau de parfum - É o intermediário entre o parfum e o eau de toilette. Dura na pele entre 6 a 8 horas.

Eau de toilette - Tem uma base modificada para realçar as notas mais frescas. Como os aromas usados são mais frescos, duram em média na pele entre 4 e 6 horas.

Eau de cologne - É muita parecida ao eau de toilette, mas mais simples e mais fresco. Dura em média 2 horas na pele.

Eau de splashDura menos de 2 horas na pele e é o mais refrescante de todos.


Quem diria que um perfume fosse tão complexo?


Xo, Sara




You Might Also Like

1 comentários

Followers

Google+